sábado, 2 de maio de 2009

Homenagem à Augusto Boal -1931/2009

Em 1989, ao final da campanha disputada à Presidencia da República entre Lula e Collor assisti no Teatro Cacilda Becker no Catete, Rio de Janeiro um evento do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Depois de anos de ditadura militar pela primeira vez, jovens de 16 anos passaram a votar, além disso, aquela campanha para tentar eleger o Lula tinha sido um momento de grandes mobilizações populares nas ruas e de grandes sonhos. O tema era "SOMOS 31 MILHÕES..... E AGORA".... e Boal se propunha a discutir, utilizando sua técnica do Teatro do Oprimido a oportunidade de mudança social que estava se vivendo.Era a primeira vez que se discutia a possibilidade real da esquerda chegar ao poder o que só veio realmente a se concretizar em 2002 com a eleição de Lula.
Naquele tempo fazia Movimento Estudantil Secundarista. Tentava organizar Grêmios e participava de uma Organização de Jovens Comunistas, a OJL - Organização da Juventude para a Liberdade. Neste contexto todo me interessei por uma oficina que viria se realizar no próprio teatro aonde o evento acontecia. Era sobre a técnica de Teatro do Oprimido. Foi ali que ouvi pela primeira vez o espírito criativo, fascinante e inovador de AUGUSTO BOAL..... A oficina durou 5 dias fantásticos que ajudaram a ter um senso crítico e moldar aquilo que sou hoje.. de coração... MUITO OBRIGADA!!!!
Hoje, o Rio de Janeiro e o Brasil está mais triste..... mas o que foi construído por este homem nunca se perderá, pois como sempre se diz... O SHOW TEM QUE CONTINUAR.....
Conheçam a obra de Boal e o mundo terá mais paz e harmonia.

Nenhum comentário: