sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Imigração ao inverso

Rio de Janerio, 19 de setembro de 2009.

HORA DE REFLETIR


Hoje ouvi no rádio, que a Espanha vai endurecer as leis para os imigrantes naquele País... é incrível e chega a ser inacreditável o que vemos. Os Europeus, ao partirem para suas "Descobertas" foram os primeiros a se espalharem pelo mundo a pilharem as riquezas de outros povos se intitulando seus donos e roubando seus ouros e suas riquezas. Na época da Guerra, para onde eles fugiram? Quem abriu os braços para receber pessoas aniquiladas pela Guerra? Foram paises como Brasil ou Estados Unidos... e agora eles resolvem perseguir imigrantes brasileiros? Ou latino americanos? Ou mesmo africanos?

Quem primeiro chegou a essas terras, escravizando, pilhando, impondo suas linguas e suas religiões? São os mesmo que perseguem pessoas que estão em seus paises para trabalhar?

Não sou a favor do crime em nenhum lugar do mundo. Mas acho que o mundo sem fronteiras tanto idealizado por John Lennon é uma utopia cada vez mais distante apesar do mundo cada vez mais globalizado e questionador de seus limites arbitrariamente definidos geograficamente. E não se iludam.... quando eles guerrearem de novo, (e eles vão fazer isso, pois se odeiam entre si) eles vão correr para aonde? Para a eterna colônia?

Nenhum comentário: